VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
ALMAVIVA 2015 Eleito como o Vinho do Ano por James Suckling
Após receber uma pontuação perfeita pelo reconhecido crítico James Suckling, Almaviva 2015 foi eleito o Vinho do Ano de 2017 entre milhares de vinhos
O anúncio foi feito em Hong Kong durante o evento Great Wines of the World, ocorrido no Hotel Mandarin Oriental no dia 02 de novembro com a presença de 180 convidados, entre eles grandes nomes da indústria vitivinícola do mundo.
James Suckling descreve Almaviva 2015 como "um vinho que simboliza a grandeza com sua intensidade, estrutura e equilíbrio, enfatizando a distância dos vinhos amadurecidos ao neoclassicismo com energia e finesse".
Segundo Felipe Larraín, Gerente Geral de Viña Almaviva S. A.: “Este grande reconhecimento chega no melhor momento de Almaviva, quando celebramos o nosso 20º aniversário”.
Esta joint venture franco-chilena, foi criada como um projeto visionário. Agora, seguro sobre bases sólidas. Almaviva é uma propriedade viva e em movimento, pronta para enfrentar os desafíos do futuro, sempre com um único objetivo: a busca da excelencia.”
Ele ainda acrescentou que "O progresso feito na vinha e na adega, sob a supervisão de uma equipe técnica dedicada, nos tornou mais eficientes. A qualidade dos nossos vinhos hoje dá a medida desses 20 anos de árduo trabalho.”
Essa joint venture começou em 1997, quando a Baronesa Philippine de Rothschild (1933-2014), Presidente do Conselho de Supervisão de Baron Philippe de Rothschild S.A., e o Sr. Eduardo Guilisasti Tagle (1920-1998), Presidente da Viña Concha y Toro S.A., assinaram um acordo com a finalidade de criar um vinho franco-chileno Premium chamado Almaviva.
Produzido sob a supervisão técnica conjunta de ambos os sócios, sendo a primeira colheita produzida a de 1996, e lançada ao mercado em 1998, com grande éxito internacional.
Elaborado a partir de una mescla de variedades clássicas de Bordeaux – em que predomina a Cabernet Sauvignon, Carmenere e Cabernet Franc, e as que se acrescentaram depois, Merlot e Petit Verdot -, Almaviva é o resultado do encontro entre duas culturas: Chile oferece seu solo, seu clima e seus vinhedos, enquanto que a França aporta seu know how e suas tradições na elaboração do vinho. O resultado é um vinho de excepcional potência, complexidade e potencial de envelhecimento. Seu lançamento foi um marco importante para o desenvolvimento dos vinhos chilenos, tanto no Chile como no mercado internacional.
Almaviva é distribuído para todo mundo principalmente através de La Place de Bordeaux.
Fonte: Cristina Neves Comunicação e Eventos
09-11-2017