VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
‘Se joga em Curaçao’ impulsiona vendas e reforça marca dos espumantes Aurora
Campanha ajudou no aumento de 46% na comercialização dos cinco rótulos da promoção. Vencedores da promoção ganharam uma viagem com acompanhante para a ilha caribenha
A representante de laboratório Elaine Cristina De Souza (41 anos) não imaginava que uma compra corriqueira poderia resultar numa viagem ao Caribe. Como de costume, ela foi a um mercado em Curitiba (PR) e adquiriu duas caixas do espumante Aurora Moscatel. “Geralmente compro uma quantidade menor, mas como iríamos viajar quis logo garantir que não faltaria meu espumante. Eu levo sempre uma garrafa deste produto, que é meu preferido”, revela.
Ela recorda que acabou encontrando o folder da promoção “Se joga em Curaçao”, da Vinícola Aurora, por acaso, na fila do caixa, e que só preencheu quando voltou de férias. “Pensei até que o prazo já tinha encerrado. Como vi que era até 31 de janeiro eu entrei no site, cadastrei os números e tive a sorte de ser premiada”, conta.
A mesma sorte de Elaine foi compartilhada por outro paranaense e por três gaúchos que foram os consumidores premiados. Foram mais de 4 mil participantes, com 7,2 mil cupons cadastrados. Os vencedores viajarão para a ilha ainda no primeiro semestre deste ano.
O gerente de Marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valerio, destaca o sucesso da promoção, que ajudou a alavancar em 46% as vendas dos rótulos durante o período, em comparação com o ano anterior. “Mais do que o resultado comercial foi importante o engajamento dos consumidores, o que reforça a marca da vinícola e solidifica ainda mais o Brasil como um dos melhores produtores de espumantes no mundo”, acredita.
A Vinícola Aurora exporta vinhos, espumantes, suco de uva e frisantes para Curaçao desde 2017. No ano passado, cerca de 21 mil garrafas foram vendidas para a ilha caribenha, um volume quase quatro vezes maior do que foi embarcado em 2018. Os espumantes Aurora podem ser encontrados em restaurantes e grandes redes de Curaçao e em todo o território brasileiro, em lojas de redes de varejo, empórios especializados, além de bares e restaurantes em todas as regiões do país.
Sobre a Promoção
Entre os meses de novembro de 2019 e janeiro de 2020, os consumidores dos espumantes Aurora (Brut, Demi-Sec, Prosecco, Moscatel Branco e Moscatel Rosé) foram convidados para participar da promoção cadastrando o cupom. A cada duas garrafas adquiridas, o consumidor recebeu um número da sorte e concorreu ao prêmio.
A promoção “Se Joga em Curaçao” foi realizada em parceria com a Curaçao Tourism Board, com o apoio da Hertz Rent a Car e da rede de hotéis Marriott International.
Curaçao
Curaçao pertence à Holanda, com praias paradisíacas escondidas em enseadas, extensos recifes de corais e vários pontos ideais para a prática de mergulho. A arquitetura colonial na capital, Willemstad, a flutuante Ponte da Rainha Emma e a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, do século XVII, com piso de areia são algumas das atrações turísticas. Curaçao possui cerca de 150 mil habitantes e uma economia baseada na atividade turística e também no refino de Petróleo. O lugar se destaca entre as ilhas caribenhas por possuir um clima agradável o ano todo.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: