VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Cantu Day 2017 - Rio de Janeiro
O Cantu Day é um importante evento do universo do vinho no Brasil que a Importadora Cantu realiza com mais de 270 rótulos de 13 países produtores. São 5 capitais brasileiras por onde passa o evento. No Rio de Janeiro o evento foi no Iate Club.
Com certeza, uma boa oportunidade de experimentar vinhos de diferentes tipos de uva, maturidade e terroir. O evento é uma grande oportunidade para conhecer e conversar com autoridades da vitivinicultura mundial.
Com sempre lançamentos são esperados, e desta vez, destaque para a chilena Viña Ventisquero (www.ventisquero.com), a francesa Calvet (www.calvet.com) e a italiana Da Vinci, da Toscana (www.cantineleonardo.it).
Presentes no evento, Edgardo Del Popolo, um dos ícones da viticultura Argentina e gerente-geral da Susana Balbo Wines (www.susanabalbowines.com.ar), produtora do belo vinho NOSOTROS; Alexandre Relvas, proprietário e enólogo da Herdade de Sao Miguel (www.herdadesaomiguel.com); Pedro Poças, proprietário da Poças Junior (www.pocas.pt), que elabora grandes vinhos do Porto e Douro; Paulo Giusti, proprietário da Giusti i Zanza Vigneti e produtor do Dulcamara, um dos vinhos Supertoscanos mais destacados; e Francisco Ruidiaz, diretor da Viña Ventisquero (www.ventisquero.com), com seus ícones Vértice, Pangea e Grey, altamente pontuados pela critica internacional e reconhecidos do mercado brasileiro.
Sobre a Cantu Importadora
A Cantu que iniciou suas atividades no ano de 2004 quando passou a representar com exclusividade no Brasil os vinhos da chilena Viña Ventisquero. Atualmente conta com uma seleção de vinhos reconhecidos e premiados internacionalmente, provenientes de 13 países, sendo mais de 400 rótulos de vinho de 75 produtores, além da cerveja artesanal Insana, produzida em Palmas (PR), e da cerveja tailandesa Singha. Atualmente possui matriz em São Paulo e filiais em Recife, Curitiba, Belo, Horizonte e Rio de Janeiro, além de armazém central na cidade de Itajaí (SC). http://www.cantuimportadora.com.br/
O lançamento do Grey Sauvignon Blanc 2016 agradou o publico presente. A menção “Single Block” estampada no rótulo da safra 2016 deste Sauvignon Blanc faz menção ao sério trabalho da busca pela máxima expressão de terroir encabeçada pelo enólogo Felipe Tosso e seus assistentes. Juntos, desbravam a região do deserto do Atacama, mais precisamente em Huasco, que é considerada a nova fronteira do vinho chileno. Com isso garantem a qualidade deste varietal cujas vinhas são cultivadas no vinhedo de Longomilla, há 23 quilômetros de distância do oceano Pacífico, sendo beneficiadas com a forte influencia marítima que na taça faz com que este varietal mostre ao que veio. Vale saber que a Viña Ventisquero é a única vinícola a produzir vinhos secos nesta nobre e restrita área com 13 hectares onde as vinhas estão plantadas em solo muito particular com elevada concentração de carbonato de cálcio – calcário – além de ser extremamente salino, o que acaba contribuindo para a diferenciação das uvas cultivadas nesta inóspita região. O branco combina elevada acidez, mineralidade pronunciada e estrutura suficiente para acompanhar comida. Características estas obtidas após um lento processo de fermentação, seguido por repouso durante 10 meses em contato com suas leveduras. Este Sauvignon Blanc aumenta a família Grey que já contempla um Chardonnay, além dos tintos Cabernet Sauvignon, Carménère, GCM, Merlot, Pinot Noir e Syrah.
Fonte: Brain Press - Horst Kissmann
Fotos: Vinhos Pelo Mundo 19-05-2017