VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
O Champagne da Realeza: Cantu Traz ao Brasil os Rótulos Lanson
Champagnes da maison são a bebida oficial da Rainha Elizabeth II
Que tal brindar com o mesmo champagne da Rainha Elizabeth II? Detentora de um dos portfólios mais premiados do Brasil, a Cantu Importadora traz ao País com exclusividade os champagnesda Lanson, fornecedora oficial do Palácio de Buckingham, cujo brasão está gravado em suas garrafas.
A tradicional maison francesa foi fundada em 1760 e, através da Cantu, chegam ao Brasil as versões Lanson Brut, Brut Rosé e Extra Age Brut, elaborados pelo Método Tradicional (Champenoise). Todos eles vêm com a data de engarrafamento estampada no contrarrótulo, deixando evidente ao consumidor o frescor dos champagnes. A Lanson é a única entre as dez maiores marcas a proceder desta forma – usualmente a safra não é informada.
Ideal para acompanhar frutos do mar, peixes e comida japonesa, o Lanson Black Label Brut repousa por pelo menos 3 anos nas caves da maison e, após o dégorgement (retirada das leveduras provenientes da fermentação), permanece por mais 6 meses na garrafa. Possui notas minerais, cítricas e de frutas frescas.
Frutas também estão presentes no Lanson Extra Age Brut. Toques tropicais dão o tom desse champagne que passa pelo menos 5 anos nas caves da marca. Harmoniza perfeitamente com pratos leves de pescados e frutos do mar.
Além da elegante cor rosada, o Lanson Rose Label Brut Rosé apresenta notas delicadas de frutas frescas. É indicado para ser apreciado como aperitivo e como acompanhamento para receitas elaboradas com peixes.
“Em pouco tempo presente no mercado brasileiro a marca já figura a lista dos 10 champagnes mais consumidos no Brasil. A Lanson é sinônimo de luxo e sofisticação, um segmento já estabelecido e que segue em expansão no País”, resume Edouard Boissieu, wine ambassador da vinícola, que esteve em São Paulo para o torneio de tênis Brasil Open, patrocinado pela Lanson. O apoio segue modelos de ações que a marca já executa internacionalmente: há mais de 25 anos ela patrocina o torneio de tênis de Wimbledon.
Fonte: Ideal Consulting / CH2A Comunicação 18-03-2018