VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Casa Valduga Celebra Conquista Inédita na História da Vitivinicultura Brasileira
Conquista inédita foi para o rótulo 130 Blanc de Blanc na
26ª edição do Vinalies Internacionales
Pela primeira vez na história, um rótulo brasileiro recebe o título de melhor espumante do mundo no concurso mais importante do cenário vitivinícola, o "Vinalies Internacionales", realizado em Paris, na França. O grande coroado foi o icônico 130 Blanc de Blanc, um dos espumantes mais aclamados da vinícola Casa Valduga, pertencente ao Grupo Famiglia Valduga, um dos maiores e mais premiados produtores nacionais. A marca Ponto Nero também teve rótulos premiados, com medalhas de ouro e prata.
“Estamos muito gratos e orgulhosos por este grande reconhecimento. Para nós, é um prazer representar o vinho brasileiro, nosso terroir, nossas videiras. Levar o vinho brasileiro mundo afora, e ser reconhecido por isso, aumenta a competitividade do mercado, elevando assim o nível do produto nacional. Isto une o setor e faz com que todos cresçamos juntos“, destaca Eduardo Valduga, Diretor de Marketing e Comercial do Grupo Famiglia Valduga.
Elaborada desde 2005, em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil, a linha 130 é icônica para a marca Casa Valduga, e conta com rótulos premiados nacional e internacionalmente. “Carregamos um legado importante e histórico, e um prêmio como este enaltece o pioneirismo e a vanguarda do Grupo Famiglia Valduga na formação de profissionais de alto nível, além de valorizar e reconhecer toda a dedicação e esforço enológico de nossa equipe“, afirma Eduardo Valduga.
A Ponto Nero, marca reconhecida por seus espumantes de alta qualidade, pertencente ao Grupo Famiglia Valduga, também teve produtos de seu portfólio reconhecidos no concurso. Com medalha de ouro, o espumante Ponto Nero Icon foi classificado entre os melhores do mundo; já os espumantes Ponto Nero Cult Brut e Ponto Nero Cult Brut Rosé conquistaram medalha de prata.
Em sua 26ª edição, o Vinalies Internacionales reuniu 130 jurados especializados, de 40 nacionalidades, para degustar, analisar e avaliar cerca de três mil amostras de vinhos. No formato de degustação às cegas sem identificação de marca, região produtora ou denominação, são avaliadas características visuais e olfativas, como cor e paladar, bem como o teor alcoólico, acidez e açúcar.
Vinalies Internacionales
https://vinalies-internationales.com
Todos os anos, a União de Enologistas Franceses organiza uma das competições de maior prestígio no mundo do vinho. Todas as vinícolas que desejam participar realizam uma inscrição e enviam seus vinhos para serem avaliados pelo corpo de jurados. Durante cinco dias, os membros do júri, todos especialistas em análise sensorial, se reúnem todas as manhãs sob a presidência de um especialista francês em vinhos, para as cegas degustar os vinhos de todos os quatro cantos do mundo. No ano passado, mais de 3.500 garrafas foram provadas.
Impulsionadas pelo alto renome da competição, as garrafas vencedoras de medalhas são vendidas em todo o mundo e são muito apreciadas pelos distribuidores e consumidores.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do Brasil – e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno é elaboradora dos espumantes Ponto Nero e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo e Vinotage Cosméticos, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva. A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.
Conheça os espumantes 130 Valduga - http://www.casavalduga.com.br/produtos/130/
Os Vencedores da Vinalies Internacionales - Troféu 2020
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINHOS PELO MUNDO - Agência Approach Comunicação - Vinalies Internacionales
06-2020