VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Exportações brasileiras de vinhos crescem 37% em volume no primeiro semestre
A partir de agosto, 10 novas vinícolas passarão por qualificação para atuar no mercado internacional, somando 40 empresas integrantes do Wines of Brasil
O ingresso de 10 novas vinícolas no projeto Wines of Brasil entre abril e agosto desse ano, ampliando o grupo para 40 empresas, deve ajudar a fortalecer o desempenho das exportações do setor. O primeiro semestre de 2017 registrou desempenho positivo de 37% em volume e 24% em valor nas vendas de vinhos e espumantes para o mercado externo, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram exportados 1,14 milhão de litros, contabilizando US$ 2,74 milhões. Realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Wines of Brasil atua na promoção dos vinhos brasileiros no mercado internacional, e as empresas associadas ao projeto respondem por 90% das exportações da bebida.
“São números a serem comemorados, mesmo representando um percentual pequeno da produção nacional, pois mostram a maturidade do setor e, principalmente, a qualidade de nossos produtos. Estamos exportando para países bastante concorridos no mercado internacional, que recebem vinhos do mundo todo e estamos, aos poucos, ampliando nosso espaço”, observa o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.
Paraguai, Estados Unidos, Japão, China e Reino Unido lideram o ranking dos destinos dos rótulos verde-amarelos composto, no período, por 31 países.
Os espumantes foram o grande destaque no período. Apesar de representarem cerca de 18% do faturamento total das exportações, a categoria obteve um incremento de 84% no valor comercializado. Esse resultado se deve à venda de rótulos de categoria superior para alguns destinos como Estados Unidos, China e Japão.
O bom desempenho obtido nos últimos anos tem despertado o interesse de empresas pela exportação. Por isso, o ingresso das novas vinícolas no Wines of Brasil marca a edição 2017 do Programa Primeira Exportação (PPE), que oferece qualificação para atuação no mercado internacional. Serão realizados workshops sobre formação de preços, logística e tendências internacionais em produtos.
“O foco do PPE é fornecer orientações antes das empresas irem para o Exterior, além de dar suporte às vinícolas no mercado internacional. E, como no mercado Externo precisamos atuar como bloco para marcar uma presença mais forte nos pontos de venda, o ingresso de novas empresas dará mais corpo ao Wines ”, explica o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Os novos participantes são de três diferentes estados: Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Para Samuel Santini, supervisor administrativo de uma vinícola de Caxias do Sul (RS), o que motivou a empresa a se associar ao projeto foi a troca de informações e a possibilidade de crescimento: “Estar no meio, buscar conhecimento para posicionar a vinícola no mercado internacional e crescer com foco e qualidade. No Wines, a gente tem contato com empresas que estão trabalhando fora do país e temos a possibilidade de buscar referências internacionais para desenvolver a empresa de forma geral”.
Principais destinos das exportações brasileira de vinhos e espumantes:
1º Paraguai
2º Estados Unidos
3º Japão
4º China
5º Reino Unido
6º Cuba
7º Chile
8º Angola
9º Uruguai
10º Bolívia
11º Suriname
12º Suíça
13º Bélgica
14º França
15º Alemanha
Exportações brasileira de vinhos*
2016 2017 % 2017/2016
Volume Valor Volume Valor Volume Valor
Vinhos 765.864 1.947.472,00 1.055.249 2.255.359,00 37,8% 15,8%
Espumantes 69.651 265.571,00 88.601 488.779,00 27,2% 84%
Total 835.515 2.213.043,00 1.143.850 2.744.138,00 36,9% 24%
*Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – AliceWeb
Confira as 40 vinícolas integrantes do Wines of Brasil
Aracuri Vinhos Finos - Vacaria (RS)*
Batalha Vinhas e Vinhos - Candiota (RS)*
Bueno Wines - São Paulo (SP)*
Casa Madeira - Bento Gonçalves (RS)
Casa Perini - Farroupilha (RS)
Casa Venturini Vinhos e Espumantes - Flores da Cunha (RS)*
Cave Geisse - Bento Gonçalves (RS)
Cooperativa Nova Aliança - Flores da Cunha (RS)
Cooperativa Vinícola Garibaldi - Garibaldi (RS)
Domno do Brasil - Garibaldi (RS)
Don Giovanni - Bento Gonçalves (RS)
Don Guerino Vinhos e Espumantes - Alto Feliz (RS)
Dunamis Vinhos e Vinhedos - Dom Pedrito (RS)*
Famiglia Valduga - Bento Gonçalves (RS)
Família Fardo Vinícola - Quatro Barras (PR)*
Fante Vinhos, Sucos e Destilados - Flores da Cunha (RS)
Laurentia Vinhedos do Brasil - Porto Alegre (RS)
Lidio Carraro Vinícola Boutique - Bento Gonçalves (RS)
Maison Forestier - Bento Gonçalves (RS)
Miolo Wine Group - Bento Gonçalves (RS)
Monte Paschoal - Farroupilha (RS)
Pizzato Vinhas e Vinhos - Bento Gonçalves (RS)
Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim - São Joaquim (SC)
Viapiana Vinhos e Vinhedos - Flores da Cunha (RS)
Villa Francioni - São Joaquim (SC)
Vinhedos Capoani - Bento Gonçalves (RS)*
Vinhos Canção - Flores da Cunha (RS)
Vinhos Cristófoli - Bento Gonçalves (RS)*
Vinícola Arbugeri - Caxias do Sul (RS)
Vinícola Aurora - Bento Gonçalves (RS)
Vinícola Campestre - Vacaria (RS)
Vinícola Campos de Cima - Itaqui (RS)
Vinícola Don Affonso - Caxias do Sul (RS)
Vinícola Góes - São Roque (SP)
Vinícola Hermann - Blumenau (SC)
Vinícola Mioranza - Flores da Cunha (RS)
Vinícola Peterlongo - Garibaldi (RS)
Vinícola Salton - Bento Gonçalves (RS)
Vinícola Santa Augusta - Videira (SC)
Vinícola Santini - Caxias do Sul (RS)*
* Novos integrantes do Wines of Brasil
Fonte: Assessoria de Imprensa Ibravin
Fotos: Vinhos Pelo Mundo
07-10-2017