VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
ExpoVinis 2017
ExpoVinis surpreende e reúne público qualificado com foco em negócios
Organizado pela Informa Exhibitions, o ExpoVinis Brasil 2017, principal evento de vinhos realizado na América Latina, persistiu em meio ao atual cenário econômico e promoveu adequações que trouxeram um público profissional altamente qualificado e interessado nos rótulos e tendências de países como Brasil, Chile, Portugal, Itália, Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha.
Este ano, 94,5% do público foi formado por profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de degustar e ampliar o conhecimento sobre o universo dos vinhos através dos novos rótulos de produtores e importadores, e dos vinhos de marcas tradicionais. Destes, 74% têm envolvimento direto na decisão de compra e 25% eram de segmentos de alimentação fora do lar, atestando a decisão acertada de realizar o ExpoVinis Brasil simultaneamente à Fispal Food Service, principal evento do setor na América Latina.
Destaque para os 75% de visitantes do estado de São Paulo, que concentra o maior número de estabelecimentos compradores de vinho. Também expressiva foi a visitação dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as mais de 6 mil pessoas que passaram pelo Expo Center Norte estiveram presentes visitantes do Chile, Itália, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Espanha e Portugal.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que reuniu 20 vinícolas em seu espaço na feira, proprietários de empórios, pequenos mercados, bistrôs e de wine bares circulavam entre os estandes garimpando as bebidas que mais se identificavam com os seus negócios. “Os novos negócios conhecem melhor seus clientes e os vinhos brasileiros vêm despertando o interesse dos consumidores”, resumiu o enólogo e José Virgílio Venturini.
“Com o alto número de visitantes profissionais, foi possível fazer uma divulgação adequada da Quinta da Sequeira. Quanto ao tipo de visitantes que procurávamos, especialmente importadores, também estimamos um número interessante; e muitos deles já tinham interesse em importação dos nossos vinhos”, explicou Mário Cardoso, da quinta portuguesa.
Para Rudá Carvallho, da Carvalho Vino, participar do ExpoVinis pela primeira vez foi uma experiência única, com uma exposição muito acima da esperada. “A conquista do TOP TEN começou no ano passado, quando fizemos uma longa pesquisa visitando todos os emergentes produtores chilenos, com vinhos incríveis, totalmente fora da curva, como exemplo o Km0, vencedor na categoria Tinto Novo Mundo, ou os argentinos da Vinícola Argana e os chilenos BOWines Fillo e Malcriado, sucesso entre o público da feira”, finaliza.
TOP TEN
Uma das provas mais respeitadas no Brasil, o TOP TEN ExpoVinis voltou a indicar os melhores rótulos da feira nas categorias Espumante Brasileiro, Espumante Importado, Branco Brasileiro, Branco Importado, Rosado, Tinto Brasileiro, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.
O júri que elegeu os rótulos foi comandado por Jorge Lucki, consultor da feira. Vencedor na categoria ‘Tinto Brasileiro’, o Casa Verrone Syrah Speciale 2015 foi um dos destaques do evento e do espaço do RED Buteco.
Fonte: CH2A Comunicação
Fotos: Vinhos Pelo Mundo
26-06-2017
Espumante Brasileiro: Peterlongo Elegance Produtor: Vinícola Peterlongo
Branco Brasileiro: Don Guerino Sinais Sauvignon Blanc 2017 Produtor: Vinícola Don Guerino www.donguerino.com.br
Branco Importado: Clearview Chardonnay Reserve 2014 Importador: Premium
Espumante Importado: Gramona La Cuvee Reserva Brut 2012 Importador: Casa Flora www.gramona.com
Rosado: Chiaretto 2015 Importador: Galeria dos Vinhos
Tinto Velho Mundo – Península Ibérica: Manzwine Pomar do Espírito Santo Reserva Importador: All Wine e Lusitanos Brands www.manzwine.com
Tinto Brasileiro: Syrah Speciale 2015 Produtor: Casa Verrone
Tinto Velho Mundo II - Itália, França, entre outros’: Chateau Fleur Cardinale Grand Cru Classé 2007 Importador: Casa Flora www.fleurcardinale.com
Tinto Novo Mundo: Carvalho Vino Km 0 Importador: Mundial Imp. e Exp.