VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinhos da Herdade Paço do Conde na Importadora PREM1UM
A importadora PREM1UM, fez uma degustação dos vinhos da vinícola Herdade Paço do Conde na Confraria Carioca Emporium localizada em Copacana no Rio de Janeiro. A apresentação dos vinhos foi conduzida pelo proprietário, enólogo e engenheiro José Antônio Ferrão Castelo Branco.
Os vinhos degustados foram: Vilares Branco 2016, Herdade das Albernoas Branco 2016, Herdade Paço do Conde Branco 2015, Vilares Tinto 2015, Herdade das Albernoas Tinto 2015, Herdade Paço do Conde Tinto 2014 e Herdade Paço do Conde Tinto Reserva 2012
A Vinícola
A Herdade Paço do Conde foi fundada em 2002, está localizada entre os vestígios de um antigo castelo Romano junto ao Guadiana e a antiga cidade Romana dos “Vilares” em Beja - Portugal no Alentejo. Em 1995 foram plantadas as primeiras videiras, marcando a entrada desse importante grupo agrícola na viticultura, que hoje tem cerca de 200 hectares de vinhedos. A moderna adega foi construída em 2002 e está integrada à arquitetura secular do Monte Paço do Conde, sede da empresa. O grupo é formado pela sociedade entre os irmãos José, Luisa e Miguel Castelo Branco e conta com o renomado enólogo Rui Reguinga para produzir os vinhos Vilares e Herdade das Albernoas, prontos para beber desde jovens, e Herdade Paço do Conde, mais complexo.
Os Vinhedos
A plantação das vinhas iniciou-se em 1995, resultado da criteriosa seleção de solos, exposição solar e castas. Foram selecionadas as seguintes castas tintas: Aragonês, Trincadeira, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, as brancas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viognier. Toda a área (cerca de 210 hectares) é regada com sistema gota a gota, que permite um equilíbrio perfeito na maturação das uvas face a verões longos, muito secos e quentes. A condução das vinhas é efetuada em modo de produção integrada.
A Produção
A vindima é feita à noite para que as uvas sejam colhidas nas melhores condições, a temperaturas consideravelmente mais baixas que de dia, onde chegam a atingir 35 a 40º C. A vindima quase exclusivamente mecânica, permite colher rapidamente as uvas no ponto ótimo indicado pelas análises de controle de maturação. A moderna adega, construída em 2002, combina a tradição com avançada tecnologia. As cubas de fermentação de pequena capacidade permitem a vinificação separada de várias castas por talhão de vinha.
As Impressões
Os Brancos são frutados frescos e elegantes. Já os tintos, são macios expressando bem os frutos vermelhos. A linha Paço do Conde tem aromas intensos com bom equilíbrio e persistência. Paço do Conde Reserva Tinto, produzido com as castas Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, apresenta cor granada, aroma complexo com notas de amora negra e cereja. Um vinho que impressiona pela qualidade e preço.
Fonte: Importadora Prem1um www.premiumwines.com.br
Fotos: Vinhos Pelo Mundo 06-02-2018