VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Chega ao Brasil Primeira Importação de Vinhos Exclusiva para Pequenas Empresas
Iniciativa inédita é promovida pela EducaVinhos * 10 mil garrafas do vinho chileno Aeros foram importadas por 7 empreendedores
A importação da nova linha de vinhos Aeros reúne 7 empresas de diferentes estados do Brasil: Wine DOC @winedocbrasil (RJ), Reyes de La Bodega @reyesdelabodega (SP), Vinha Vino @vinhavino (RN), Emporium du Vin @lemporiumduvin (PE), Villa Borghetto @adegavillaborghetto (RS), Winedoc (SP) e Casa Merlot Empório @casamerlotemporio (SC). É a primeira importação de vinhos exclusiva para pequenas empresas.
O encontro digital foi organizado pela agência @ch2acomunicacao .
A EducaVinhos , uma comunidade de empreendedores cuja missão é expandir a cultura dos negócios do vinho qualificando e transformando profissionais, anuncia a primeira importação coletiva exclusiva para pequenas empresas, iniciativa inédita no setor.
Estão desembarcando no Brasil 10 mil garrafas do vinho chileno Aeros, resultado na junção de 7 empreendedores do Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que iniciaram o processo há pouco mais de um ano e agora possuem seu rótulo exclusivo.
“A primeira importação coletiva exclusiva para pequenos negócios vem ao encontro da alta no consumo de vinhos no Brasil e da atuação de novos players no segmento: no primeiro semestre deste ano, 7% da importação de vinhos no Brasil foi de novos importadores. Um campo de oportunidades para empreendedores individuais e para empórios, lojas e restaurantes que ainda não trabalham com vinho e podem começar a realizar suas importações próprias, diminuindo o investimento e aumentando a margem de lucro com a venda da bebida”, resume Diego Bertolini, co-fundador da EducaVinhos.
Compra coletiva das embalagens reduz custos em 30%
As embalagens e caixas que chegarão à casa dos consumidores com os vinhos Aeros foram compradas coletivamente, reduzindo em 30% os custos dos empreendedores e aumentado a competitividade das pequenas marcas.
Para viabilizar a aquisição coletiva das caixas, a EducaVinhos firmou uma parceria com a Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens sustentáveis de papelão no mundo.
"Na EducaVinhos, nós ajudamos os empreendedores a se desenvolverem desde os primeiros passos de seus negócios para que consigam oferecer uma experiência de unboxing excelente aos seus clientes, com embalagens que garantem a segurança e a estética dos produtos, é uma das etapas para uma marca bem-sucedida", resume Diego Bertolini, co-fundador da EducaVinhos.
O modelo de compra coletiva foi incorporado às soluções oferecidas pela Smurfit Kappa, após o êxito do projeto piloto desenvolvido em conjunto com a EducaVinhos. "É um formato que nos possibilita empoderar e potencializar as pequenas e médias empresas. Facilitamos o pagamento, estudamos formas de reduzir os custos e, a depender do tamanho de cada empresa, é possível, por exemplo, adquirir a partir de apenas 20 embalagens”, resume Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no Brasil.
Os primeiros vinhos da importação coletiva de pequenos negócios
Já começaram a chegar ao Brasil as garrafas dos vinhos Aeros Cabernet Sauvignon 2020, Aeros Carmenère 2020 e Aeros Reserva Cabernet Sauvignon 2019. Os três rótulos foram elaborados no Chile, são versáteis e combinam com diferentes receitas, bem apropriados para serem consumidos em todas as regiões do Brasil.
A escolha pelos vinhos Aeros foi coletiva e considerou critérios técnicos, de precificação e posicionamento. A EducaVinhos fez uma pesquisa entre os alunos e o Chile, seguido de Portugal e Argentina, foi a origem mais mencionada. A partir daí, quatro vinícolas foram selecionadas, seus vinhos foram degustados e a marca Aeros, foi a eleita.
“Além dos critérios de posicionamento, precificação e qualidade, a negociação de uma marca exclusiva para os empreendedores contou na decisão pelos vinhos Aeros, que são exclusivos dos sete empreendedores iniciais dessa primeira importação coletiva. Também fizemos um trabalho de compliance, definindo um preço para que os vinhos sejam comercializados e preços mínimos para promoções. Política comercial e cronograma de campanhas foram desenhados coletivamente”, explica Diego Bertolini.
Ele adianta que já estão a caminho do Brasil vinhos do Alentejo e há negociações com vinhos da região dos Vinhos Verdes, além de rótulos da Itália.
A EducaVinhos
Criada em 2020, a EducaVinhos é uma comunidade de empreendedores com a missão de expandir a cultura do vinho através da qualificação, da transformação de profissionais e do auxílio a empresas que querem aumentar sua performance de vendas em canais físicos (lojas e adegas) e digitais (e-commerces e deliveries de vinhos). Foi fundada por três profissionais*, que uniram seus conhecimentos e hoje dirigem uma das maiores escolas do mercado de vinhos, que ajuda pessoas comuns a criarem e desenvolverem o seu próprio negócio. Já são mais de 1.300 alunos no Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Itália.
*Diego Bertolini: soma mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional de vinhos. Consultor de mercado especializado em vinhos, até setembro de 2019 atuou como diretor de promoção mercado interno e externo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN).
*Tadeu Silva: estrategista digital, atuando há 14 anos com desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação, especialista na construção de negócios digitais, infoprodutos e mentor de especialistas no digital.
*Gustavo Tadeu: empreendedor desde 2014, se especializou em tráfego pago (anúncios online) e ajuda empreendedores a captarem novos clientes escalando seus negócios no digital.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.
10-2021