VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal realiza uma série de eventos no Brasil
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade Certificadora dos vinhos da Península de Setúbal, de Portugal, reuniu produtores das principais vinícolas do país em eventos no Brasil, para apresentar vinhos da região e continuar suas expansão no mercado brasileiro.
Como parte da ação, a CVRPS promoveu dois almoços para jornalistas, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Além de Masters Classes, também nos dois estados. Na capital carioca, o almoço aconteceu no dia 4 de dezembro no restaurante Prosa na Cozinha da Chef Manu Zappa, uma das mais conceituadas da cidade. Já em São Paulo, o restaurante escolhido foi Sal Gastronomia do renomado e premiado chef, Henrique Fogaça.
Entre os convidados, editores das principais revistas especializada em vinhos, bem como especialistas na bebida, que vão ajudar a contar a história dos vinhos da Península de Setúbal para os brasileiros. Já as master classes foram feitas online por sommeliers respeitados do país.
Participei da Masterclass com 4 vinhos enviados em uma caixa. Na apresentação virtual, o professor da ABS RJ, Fernando Lima @vinhoscomfernandolima , deu uma aula sobre a região, as uvas e os vinhos. Em seguida os produtores apresentaram a história de cada vinícola e seus vinhos. Cada vinho com sua proposta distinta e todos muito bem elaborados.
Conheça os vinhos da Masterclass que valem estar presentes na sua mesa:
Quinta Brejinho da Costa Colheita Branco - 2019 da @brejinhodacosta
Carácter Premium Tinto - 2018 da @venanciodacostalima
Dona Ermelinda Reserva - 2017 da @ermelindawines
Alambre Moscatel de Setúbal - 2017 da @josemariadafonsecavinhos
Na ocasião do almoço, estiveram presentes representantes das vinícolas Brejinho da Costa, Venâncio da Costa Lima, Casa Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca, Adega de Pegões, Bacalhoa Vinhos de Portugal S.A., Quinta do Piloto e Sivipa.
Para degustação nos eventos, vinhos como: Adega de Pegões Colheita Selecionada, Quinta da Bacalhôa, Dona Ermelinda Grande Reserva, Periquita Superyor, Quinta Brejinho da Costa Reserva, Piloto Collection Roxo, Serra Mãe Reserva, Venâncio da Costa Lima – Moscatel Roxo de Setúbal.
Além da degustação os convidados ouviram histórias encantadoras como a da vinícola Venâncio da Costa Lima, uma das mais antigas da região, que já celebrou os 100 anos de existência.
“O mercado brasileiro aumentou ainda mais sua importância para os vinhos portugueses e para os vinhos da Península de Setúbal, mesmo com a pandemia e de todas as dificuldades que a mesma criou na economia. O Brasil para nós é um “caso de estudo” no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses, sendo um dos raros mercados que já vinha crescendo fortemente nos últimos cinco anos e que mesmo nesse contexto viu o seu desempenho aumentar em 5%, em relação aos últimos anos. E isso tem sido incrível”, comemora Henrique Soares, presidente da CVRPS.
MAPA DA REGIÃO DE SETÚBAL - ARTE CVRPS
A CVRPS
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) tem como principal missão a defesa das D.O. Setúbal e Palmela e I.G. Península de Setúbal, bem como a aplicação de regulamentação, fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas com a finalidade de garantir sua origem, genuinidade e qualidade. Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado: Vinhos D.O. Palmela; Vinhos D.O. Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal.
Mais informações:
Vinhosdapeninsuladesetubal.org
https://www.facebook.com/vinhosdapeninsuladesetubal/
https://www.instagram.com/vinhosdapeninsuladesetubal/
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINHOS PELO MUNDO E REDE INTERAÇÃO