VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Miolo lança linha de vinhos SEIVAL
Um tinto, um branco e um espumante
Vem da consagrada região da Campanha, no Rio Grande do Sul, a nova linha de vinhos da Miolo, uma das mais expressivas e premiadas vinícolas do Brasil. Os rótulos foram elaborados com uvas que se adaptaram perfeitamente ao terroir onde está instalada a Vinícola Seival e chegam ao mercado nas versões SEIVAL by Miolo Tempranillo 2016, SEIVAL by Miolo Sauvignon Blanc 2017 e SEIVAL by Miolo Branco Brut.
“Os novos vinhos SEIVAL by Miolo são rótulos de qualidade que vão agradar desde os consumidores que estão começando a se aventurar no mundo do vinho até aqueles quejá apreciam a bebida e buscam opções de rótulos descompromissados e leves. Gastronomicamente, é uma linha democrática e versátil, pois harmoniza com uma grande variedade de receitas”, resume Adriano Miolo, superintendente do grupo, que oficializou o lançamento dos produtos em São Paulo no dia 4 de setembro.
O tinto SEIVAL by Miolo Tempranillo é a companhia perfeita para pratos suculentos como carne de panela, arroz carreteiro, feijoada, massas, pizzas clássicas e queijos como Gouda e Gruyère. De aroma frutado, traz elegantes notas de carvalho.
Se o cardápio inclui um bate-papo com os amigos ou um aperitivo à beira da piscina, saladas, peixes e carnes brancas, a harmonização fica por conta do branco SEIVAL by Miolo Sauvignon Blanc. De pronunciado frescor ácido, combina com pratos leves e de média estrutura. Por contraposição, contrasta perfeitamente com comidas gordurosas e com tendência à doçura.
Límpido, de cor amarelo palha com nuances esverdeadas, o espumante SEIVAL by Miolo Branco Brut tem borbulhas finas, delicadas e persistentes. Com aromas delicados de frutas tropicais, deve ser consumido a temperatura entre 6 e 8 °C. É a escolha perfeita para acompanhar saladas, carpaccios e frutos do mar.
Os rótulos SEIVAL by Miolo chegam ao mercado em setembro para vendas em empórios, delicatessens e restaurantes de todo o Brasil.
Os vinhos estarão disponíveis em primeira mão em 14 delis de São Paulo. Na capital, no Empório Netdrinks, Varanda Frutas, Lisboa Importados, Rei do Whisky, Rei dos Vinhos, Empório Santa Joana, Empório Vignamazi, Galeria dos Pães e Empório Frei Caneca. Em cidades do interior do estado a linha poderá ser encontrada no Q Emporium, em Taubaté; Padaria Real, em Sorocaba; Adega Paratodos, em Botucatu; Casa Deliza, em Araraquara; e Offer Importados, em Mogi das Cruzes.
Seival (Eveythrina Cristagalli) é a árvore que originou o nome da nova linha de vinhos da Miolo, pois cresce livremente nas terras da região da Campanha, no Rio Grande do Sul.
Grupo Miolo
O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos - Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional - Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central - Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco - Vinícola Terranova (200 hectares).
Fonte: CH2A Comunicação
09-10-2017