VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Nova Direção Vínica e os Múltiplos Terroirs da Vinícola
Bicentenária Real Companhia Velha
Importada e distribuída com exclusividade pela Importadora Barrinhas Vinhos, lançamentos no Brasil contam com a presença do produtor português Pedro Silva Reis Filho.
A vinícola Duriense Real Companhia Velha foi fundada em 1756 no reinado de Dom José em Portugal.
Está sendo apresentado ao mercado brasileiro, o novo posicionamento da equipe de enologia da Real Companhia Velha que conta com a presença cada vez mais diária de Pedro Silva Reis Filho, terceira geração da família. “A Importadora Barrinhas vem acompanhando e transmitindo entre os clientes e parceiros no Brasil, essa juventude da Real Companhia Velha com seu novo posicionamento, através de um trabalho forte no on trade, consolidando marcas, como Carvalhas, uma das mais prestigiadas da empresa”, diz Rafael Romano, diretor comercial da Barrinhas.
Entre os vinhos clássicos da Real Companhia Velha, o Porto Royal, Porto 10 anos, Dom José Ruby e o emblemático Carvalhas Vinhas Velhas, Pedro deixa sua assinatura na belíssima Linha Séries. Projeto experimental que recupera castas nativas, muitas até mesmo desconhecidas e grande parte já em extinção. Uma linha especial que resulta em pequenos projetos vínicos que primam por refletir o conhecimento do terroir da região do Douro, aliado às características únicas destas exóticas castas. “Esse projeto traduz o aprendizado que a vinícola teve em todos os anos de trabalho. Nos rótulos Carvalhas, por exemplo, buscamos uma gama de originalidade, extraindo de cada vinha, inclusive algumas centenárias, o melhor que elas podem oferecer da terra, intensidade e generosidade que uma vinha velha pode oferecer”, diz o produtor e enólogo Pedro Silva Reis Filho.
Linha Carvalhas
A Quinta das Carvalhas, uma das mais emblemáticas quintas do Alto Douro, é dotada de uma enorme beleza. A propriedade ocupa uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, virada ao Pinhão. Cobre toda a colina sobranceira ao rio, estendendo-se até à linha de cumeada e ocupa parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. As referências escritas à Quinta das Carvalhas remontam ao ano de 1759, sendo que uma boa parte dos seus vinhedos – constituídos por vinhas velhas a completar a respeitável idade de 100 anos – representa uma das mais ricas e variadas coleções de antigas castas durienses. Saiba mais em https://barrinhasvinhos.com.br/produto/carvalhas-vinhas-velhas/
Linha Séries
Com o objetivo de resgatar castas até então quase extintas no douro, o projeto teve início em 2001 e representa toda paixão pela inovação e experimentação na procura de novos vinhos e cada vez mais interessantes no terroir duriense. Através de estudos feitos pela equipe de enologia e viticultura, foi-se descobrindo castas como a Corninfesto, Samarrinho, Malvasia Preta, Bastardo, entre outras. O projeto já conta com um leque de mais de 30 castas que foram plantadas nas Quintas da Real Companhia Velha nos últimos 20 anos. Os vinhos da linha serão sempre ensaios onde procuram explorar diferentes técnicas, castas ou abordagens que ensinem algo passível de vir a ser aplicado na gama comercial.
Todo o processo produtivo da vinha é acompanhado muito de perto. Usa-se a viticultura de precisão, onde controla-se as zonas de vigor para ver onde a vinha produzirá o melhor fruto. Toda colheita é manual e resulta em uma produção de vinhos bem limitada na qual ao degustá-los torna-se uma experiência única. Saiba mais em https://barrinhasvinhos.com.br/projeto-series-paixao-da-real-companhia-velha-pelo-terroir-duriense/ .
Sobre a Importadora Barrinhas Vinhos
Uma empresa familiar fundada em 1990, é especializada na importação de vinhos e produtos gourmet com exclusividade para todo território brasileiro. Nos últimos anos foram adicionados quatro novos parceiros (Monte dos Perdigões, Antigua Bodega Uruguay, Grupo Marqués del Atrio/Faustino Rivero, o projeto Wine of the Champions), além de expansão de portfólio dentro de nossos parceiros históricos. São mais de 400 rótulos disponíveis, contando ainda com uma linha de azeites, destilados e produtos gourmets. Para saber mais acesse: www.barrinhasvinhos.com.br .
Compartilhe com amigos nas redes sociais.