VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Primeira Edição do I Love Italian Wines na Cidade de São Paulo
A Itália é a maior produtora mundial de vinhos com 44,5 milhões de hectolitros produzidos em 2021. Para intensificar os investimentos no mercado brasileiro, foi realizada a primeira edição da feira "I Love Italian Wines", em São Paulo.
O Evento
Foi um evento exclusivo para profissionais do setor.
Participaram 33 importadoras, 164 vinícolas com 265 rótulos de vinhos das principais regiões italianas e cerca de 500 compradores de hotéis, lojistas, varejistas, restaurantes, bares, empórios e supermercado. Sommeliers, comunicadores e a imprensa especializada também marcaram presença.
A Masterclass e o Walk Around Tasting
Uma especial Masterclass ‘Itália, Entre Clássicos e Redescobertas’, foi conduzida pelo premiado Sommelier Diego Arrebola, além de um Walk Around Tasting, com centenas de rótulos de diferentes regiões do país para serem degustados. Foi um percurso pelos terroirs, sabores, aromas e cores dos vinhos da Itália, com rótulos das principais regiões produtoras do país.
O Objetivo
O objetivo é ampliar a oferta de rótulos italianos no mercado brasileiro e reforçar o posicionamento de liderança da Itália como o país número 1 na produção vitivinícola mundial, e com a maior variedade de vinhos: são mais de 3 mil tipos produzidos em todas as 20 regiões italianas. A feira integra uma série de ações para promoção da indústria italiana de alimentos e bebidas, com foco especial no segmento do vinho.
O Consumo
Os brasileiros vêm apreciando cada vez mais os vinhos da Itália, um dos principais itens italianos adquiridos pelo Brasil em 2021. De acordo com dados da Italia Trade Agency (ITA), o aumento registrado em relação a 2020 foi de 19,4% em valor, de USD 36,0 milhões para USD 43 milhões, e de 9,8% em volume, passando de 11,2 milhões de litros para 12,3 milhões de litros.
Os Vinhos
“Os vinhos italianos vão além dos icônicos Barolo, Brunello e Amarone e os brasileiros vão poder provar cada vez mais desse universo, que está em constante expansão”, resume Ferdinando Fiore, diretor do escritório da ITA em São Paulo.
O Terroir Italiano
Com muita tradição na vinicultura desde 1.200 anos antes de Cristo, a Itália tem no seu território uma excelente diversidade de terroirs, além de uma variedade de castas autóctones de excelente qualidade. No território italiano existem diversas regiões produtoras, como a Úmbria, Friuli, Alto Adige, Marche, Lazio, Toscana e Piemonte. Na Denominazione Di Origene Controllata, criada em 1963, o país tem mais de 300 regiões vinícolas delimitadas. Um país com grande diversidade e considerado o berço dos melhores vinhos do mundo.
As Importadoras
No salão de degustação as principais importadoras do Brasil apresentaram seus vinhos italianos: Barrinhas, Bruck, Brutt & Boni, Cantu, Casa Flora, Casa Rio Verde, D.O.C. Vineria, Decanter, Domno Wines, EnoEventos, Evino, Grand Cru, Inovini, ItaliaMais, Italy Import, It Wines, Ivini, La Pastina, Monvin, Prem1um Wines, Ravin, RealWines, Sicilianess, TDP Wines, Terravinis, Via Vini, Wine Lovers, Winebrands, Wines4U, World Wine e Zahil.
A Organização
O I Love Italian Wines foi organizado pela agência @ch2acomunicacao no @hotelunique na cidade de São Paulo e realizado pela ITA @ita.brasil em colaboração com as feiras Wine South America / Vinitaly reunindo algumas das principais importadoras do Brasil para apresentarem seus vinhos italianos.
A Italia Trade Agency
Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, um trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.
Compartilhe com uma amigo ou nas redes sociais
05-2022