VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
ProWein 2020 Define as Tendências na Comunidade Internacional de Bebidas
Organizadores discutem uma data alternativa devido o Coronavírus
A ProWein, a maior e mais importante feira de vinhos e bebidas espirituosas do mundo, de 15 a 17 de março de 2020, oferece um ótimo palco para mostrar as tendências do mercado. No total, 120 expositores de 24 países apresentarão bebidas destiladas, cerveja e sidra escolhidas a dedo aqui ”, explica Nicole Funke, gerente sênior de projetos da ProWein.
Com cerca de 400 fornecedores, o segmento de bebidas espirituosas sempre desempenhou um papel fundamental na ProWein. Marcas internacionais, bem como pequenas destilarias refinadas, têm sido um importante segmento de produtos para nossos visitantes do varejo e gastronomia há décadas. “A tendência é mostrar“ o mesmo, mas diferente. Aqui será montado um cenário moderno, especialmente para pequenos produtores que podem se inscrever para mostrar seus produtos aqui ”, diz Funke. Gerente de Projetos Sênior ProWein.
A escola de educação, em particular, deve reunir um interesse grande entre os visitantes profissionais na ProWein. Várias vezes ao dia, os concursos internacionais com convidados irão apresentar as tendências atuais do setor, explicando as práticas das bebidas alcoólicas e cervejas.
A maior parte do Trend Show atenderá os fornecedores de bebidas espirituosas com cerca de 90 expositores. A formação de países varia de "A" para a Austrália a "U" para os EUA. A Ásia estará representada na China, assim como a América Latina na Argentina, México e Peru ou na Europa, com uma formação de 18 países. Bebidas com baixo teor de álcool ou não alcoólicas, as chamadas bebidas com baixo ABV, são cada vez mais procuradas. O segmento não alcoólico está gradualmente se transformando em uma verdadeira "iguaria".
Conheça
Sobre o Coronavírus
A Messe Düsseldorf GmbH está adiando o ProWein 2020. A empresa discutirá imediatamente uma data alternativa para garantir que o planejamento possa prosseguir com segurança devido o Coronavírus.
Ao fazer isso, seguimos a recomendação da equipe de gerenciamento de crises do governo alemão de levar em conta os princípios do Instituto Robert Koch ao fazer uma avaliação de riscos para grandes eventos. Com base nesta recomendação e no recente aumento significativo do número de pessoas infectadas, inclusive na Europa, Messe Düsseldorf reavaliou a situação. Além disso, há a incerteza de inúmeros expositores e visitantes da ProWein e a complicada situação das viagens, especialmente para clientes internacionais.
Werner M. Dornscheidt, CEO da Messe Düsseldorf GmbH: "Nossos clientes, parceiros e funcionários confiam em nós. Não apenas no que diz respeito ao manuseio profissional e bem-sucedido dos principais eventos internacionais em Düsseldorf. Eles também podem ter essa confiança em nós quando fazemos decisões sobre situações críticas no interesse de sua segurança ". "Esta decisão não foi fácil para todos os envolvidos", diz Thomas Geisel, prefeito da cidade de Düsseldorf e presidente do conselho de supervisão da Messe Düsseldorf GmbH. "Mas o adiamento no momento é necessário para a Messe Düsseldorf e seus clientes, tendo em vista os desenvolvimentos cada vez mais dinâmico da situação".
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: