VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
ProWine 2022 São Paulo
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Expo Center Norte, a ProWine apresentou as novidades da indústria de vinhos e destilados para o mercado latino-americano, abrindo a possibilidade de relacionamento do trade entre as marcas e a geração de negócios.
A ocasião trouxe muitos resultados positivos, além da feira, em que os mais de 8 mil profissionais qualificados do setor puderam degustar rótulos das principais marcas de 22 países, o ProWine Fórum abordou temas importantes para a indústria, como a sustentabilidade, o mercado ilegal de bebidas, tendências da indústria, além de diversas masterclasses.
Durante os 3 dias, a ProWine São Paulo recebeu mais de 450 expositores, 900 marcas, de 22 países. “Essa edição, consolidou a ProWine como o ponto de encontro da indústria internacional na América Latina. Nenhum outro evento no continente reúne tantos expositores e profissionais de diversos países. Além disso, o volume de negócios gerados na ProWine São Paulo 2022 superou as expectativas dos participantes e comprovou a evolução do mercado de vinhos na região.” comenta Rico Azeredo sócio da ProWine São Paulo.
Com a participação de Felipe Antunes, membro da ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas, foi apresentado o projeto Glass is Good, que é voltado para a reciclagem de vidro. A iniciativa já englobou 900 cooperados e recuperou 109 mil toneladas de vidro, o que gerou a economia de 52 mil MWh de energia e a não emissão de 50 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Automaticamente, cerca de 131 mil toneladas de matéria-prima deixaram de ser retiradas da natureza. Um fato muito importante de destacar ao Brasil. Em parceria com a ProWine São Paulo desde 2019, o projeto coletou todas as garrafas utilizadas no evento.
Dentre os destaques de 2022, estiveram os vinhos orgânicos e biodinâmicos, que foram tema de palestras da Salton, vinícola brasileira com produção sustentável pautada no o Pacto Global da ONU, Emiliana, do Chile, maior vinícola orgânica e biodinâmica do mundo e a espanhola Familia Torres, cuja temática da produção sustentável é premissa desde 2008.
O mercado ilegal de bebidas é um tema que vem chamando a atenção da indústria. De acordo com Cristiane Foja, também da ABRABE, mais de 255 mil garrafas foram apreendidas na última operação de combate ao comércio ilegal de bebidas no último ano, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Felipe Galtaroça, da Ideal Consulting, mostrou o mapa do consumo do vinho no Brasil: o cenário é promissor em toda a esfera da bebida, que chegou agora ao índice de 2,64 litros per capita, com expectativa de 3,3 litros per capita, para daqui a cinco anos.
Representando a WSET – Wine & Spirit Education Trust, principal organização internacional voltada para educação na área de vinhos, destilados e saquês, criada no Reino Unido, em 1969, Kimberly Dupuis, mostrou o quanto a formação na entidade que representa pode ser um divisor de águas na carreira do profissional. Seguindo o viés do saber, a dupla Sílvia Mascella, sommelière e Larissa Fin, da Vinícola Fin, subiram ao palco para defender o tema “Os Sotaques do Brasil’, no qual a premissa é olhar para os vinhos brasileiros – em crescente expansão nos últimos anos.
Ano que vem, a ProWine São Paulo crescerá em 20% seu tamanho para comportar os novos expositores interessados no mercado da região, mas sempre preservando a qualidade do evento, principalmente no que diz respeito aos visitantes. “Nossa meta para 2023 é crescer a feira de maneira sustentável, ou seja, aumentar a variedade de expositores, mas respeitando os limites do mercado, preservando a qualidade de nossos visitantes e serviços,”comenta Malu Sevieri, sócia da ProWine São Paulo.
Estive presente durante os 3 dias da feira. Na atmosfera, uma grande sinergia e negócios em torno dos vinhos. Conheci novos importadores, diversos vinhos e reencontrei com muitos profissionais do setor. Foi uma grande oportunidade para produtores, importadores e profissionais se conectarem nesse grandioso universo. Solta o play e confira na reportagem alguns momentos da feira, entrevistas com expositores, produtores, importadores e o público profissional que marcou presença.
A ProWine São Paulo 2022 é uma iniciativa realizada por Emme Brasil e Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo, a ProWein, na Alemanha.
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.
10-2022