VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
ROAD SHOW BEV GROUP
Vinhos da Argentina, Chile, França e Italia presentes na degustação da Importadora Bev Group no restaurante Mr. Lam na cidade maravilhosa.
O objetivo é apresentar um leque de vinhos para o dia a dia com preço e qualidade no mercado. Aquele vinho que não pode deixar de faltar na mesa, mais que também seja acessível para o bolso dos brasileiros. Foram seis mesas no evento com as vinícolas: Bodegas La Rosa, Huarpe Wines, Casa Donoso, Santa Alicia, Cave de Ladac, Maison Castel, Castellani, Cesari e Tavernello.
Bodegas La Rosa - Foi fundada em 1892 e tem mantido a sua qualidade por mais de um século devido à sua experiência e tecnologia na produção de uma diversidade de produtos. Localizada em Mendoza na Argentina, está rodeada por vinhas generosas com paisagens surpreendentes.
Huarpe Wines - O objetivo da Huarpes Wines é continuar o trabalho de gerações anteriores em uma das regiões vinícolas mais extraordinárias do mundo, é uma vinícola localizada em Agrelo, a "primeira zona" de Mendoza. Ao pé da Cordilheira dos Andes há um terreno com propriedades únicas para a produção de vinhos premium, solos aluviais, noites frias e dias quentes são o cenário em que crescem as vinhas. O processo de vinificação começa por selecionar as melhores parcelas dos vinhedos. A adega está equipada com tecnologia moderna: tanques de aço inoxidável pequenos e barricas de carvalho francês. A premissa é desenvolver vinhos de qualidade superior em pequenas quantidades.
Casa Donoso - Durante muitos anos a Casa Donoso desenvolveu um conjunto de linhas de produção com normas de qualidade muito elevadas. Os vinhedos da Casa Donoso, estão situados no Chile no coração do Vale do Maule, em encostas suaves de solos médios. Esta circunstância, junto com a avançada idade média das plantas e as singularidades do clima, garanta frutas de alta qualidade, uma vigorosa concentração de aromas e vinhos com muito corpo.
Santa Alicia - Criada em 1954, está no sopé dos Andes no Chile. Esta geografia fornece água pura que irriga o Vale Maipo, onde a indústria de vinhos do Chile começou e onde o sol se move delicadamente pelas vinhas. Tem umm ambiente harmonioso de luz e um terroir que dá identidade e um carácter único. Possui 700 hectares de vinhedos em vários locais do Valle del Maipo onde a produção inclui variedades, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Chardonnay e Sauvignon Blanc, entre outros.
Cave de Ladac - É produzido pelo grupo Compagnie Vinicole de Bourgogne, fundada em 1951. São 160 hectares de vinhedos no meio das grandes regiões vitivinícolas da França. Tem um bom seguimento de vinhos tranquilos e espumantes.
Maison Castel - Casa Castel é a história de uma grande intuição, irmãos e irmãs Castel queriam atravessar fronteiras. Eles estavam convencidos de que eles poderiam fazer, na França, vinhos de qualidade e torná-los acessíveis, tanto na França como em todo o mundo. São vinhos elegantes, agradáveis, simples e fáceis de beber com todo espírito francês.
Castellani - Foi estabelecida em Montecalvoli no final do século 19. A filosofia do trabalho tem permanecido ao longo do tempo: "A qualidade do vinho começa na vinha". Castellani segue um programa que recicla todos os resíduos possíveis e purifica a água poluída. 100% do papel para os rótulos é certificado e é produzido a partir de matérias-primas obtidas através de uma gestão responsável pela floresta. Desde 2003 os vinhedos acolhem um programa oficial de agricultura ética e de reabilitação. 100% dos vinhedos são biologicamente certificados ou em transição para a agricultura biológica na Toscana.
Cesari - Fundada em 1936 por Gerardo Cesari, logo tornou-se sinônimo de vinhos da região de Verona em todo o mundo. Hoje, Gerardo Cesari tem objetivos adicionais: ouvir o mercado para oferecer vinhos únicos, elegante, harmonioso e equilibrados, de acordo com uma tradição que faz uso de novos conhecimentos na vinha, produzindo de forma sustentável para o ambiente e garantindo ao consumidor um excelente produto. A empresa possui mais de 100 hectares nas melhores áreas de Valpolicella e Lugana.
Tavernello - É um dos produtos líderes do grupo CAVIRO, cooperativa agrícola que reúne produtores de todo o território italiano. A empresa foi fundada em 1966, hoje existem 32 vinícolas localizada em toda a Itália; o consórcio, com sede em Faenza, é hoje uma empresa líder no cenário nacional e internacional de vinhos. Sempre coloca ênfase na inovação tecnológica e qualidade.
12/04/2017
Bev Group - http://www.bevgroup.com.br/