VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
SALTON FAZ 110 ANOS DE VIDA
Foto divulgação - Salton
A Salton faz 110 anos de vida e conquistas. É uma das maiores e mais importantes marcas de vinhos no Brasil. Reconhecida dentro e fora do país é colecionadora de prêmios internacionais por sua excelência e qualidade em seus vinhos.
A história começa em 1910 com a chegada de Domenico e seus irmãos ao Brasil. Começaram o trabalho literalmente do zero e com muitas lutas foram conquistando espaço no sul. Produziu o tão conhecido Conhaque Presidente, vinhos para a celebração de missas, Talento, Giornata, Paradoxo e ainda produzem Gerações, Lucia Canei, espumantes adoráveis, além de Domenico – marca conceito entre muitos outros rótulos cobiçados.
Com a 4ª geração no comando, a Salton é formada por Mauricio Salton (Diretor-presidente), Luciana Salton (Diretora-executiva), Stella Salton (Gerente de marketing) e o enólogo e diretor técnico – Gregório Salton.
E esse quarteto fantástico que não para nunca, sempre busca novidades como a inauguração da Enoteca Familia Salton, no bairro do Pacaembu em SP, a mudança para a região de Tuiuty no sul, em 2004 veio com projeto focado no enoturismo, que vem chamado atenção de quem gosta de experiências com vinho em loco e o cultivo de castas não muito obvias como: Marselan, Tannat, Alicante Bouschet, Prosecco, incluindo os espumantes apetitosos que os tornaram o líder de venda no ano de 2005.
Entre vinhos tranquilos, espumantes, destilados, sucos, chás, novos projetos batizados com os nomes das primeiras gerações da família, a ligação familiar da Salton é tão forte quanto à expressão de seus vinhos.
Mercado
Na última década a Salton vem se firmando como uma empresa com diferentes frentes de negócios, incluindo, além dos vinhos, bebidas não-alcoólicas, destilados e empreendimentos com enfoque turístico. A empresa encerrou 2019 com 36,8 milhões de garrafas vendidas e um crescimento de 17,5% no faturamento em relação ao ano anterior. É líder de vendas de espumantes nacionais com 33% de market share, segundo dados da Nielsen. Os espumantes representam 41% de sua receita, seguidos dos destilados, com 24%, vinhos, com 22%, e não-alcoólicos, com 13%. Desde 2017, contando com uma equipe local nos EUA, as exportações crescem continuamente. No ano passado foram embarcadas cerca de 800 mil garrafas para 25 países.
Em 2018, é lançada a Domenico, primeira marca-conceito da Vinícola Salton, fruto de um trabalho iniciado há cerca de 10 anos.
O novo braço da empresa revela um desejo de experimentação motivado pela busca de uma identidade singular para o vinho e o espumante brasileiros. Vêm da Domenico os rótulos Campanha, das variedades de uva Marselan e Tannat, e Giornata, prosecco que simboliza a rica trajetória da vinícola, elaborado a partir dos melhores cachos das uvas de produtores selecionados através de um trabalho de rastreabilidade iniciado em 2004. Para chegar até aqui, entretanto, a Salton vem reinventando-se década após década sem nunca deixar de lado sua tradição.
Serviço:
Vinícola Salton - Rua Mario Salton, 300 – Distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves /RS Tel: (54) 2105-1000
Enoteca Família Salton - Avenida Pacaembu, 1911, Pacaembu, São Paulo/SP Tel: (11) 2281-3300
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINHOS PELO MUNDO e Apex Conteúdo Estratégico