VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinícola Santa Carolina Reposiciona a Marca Destacando sua História e Tradição
Encontro virtual com o enólogo Andrés Caballero na plataforma Teams. 150 anos de história da Vinícola Santa Carolina e a apresentação da nova proposta e visual do Carolina Reserva.
Uma Vinícola de alma feminina, a Santa Carolina foi fundada em 1875, quando Luís Pereira decide nomeá-la em homenagem a sua maior inspiração - sua esposa, Carolina Íñiguez. Hoje, o Carolina Reserva, a principal linha da Vinícola, expressa o nome e a autenticidade da mulher que teve sólida participação na vinícola e que transmitiu à empresa o espírito de seu legado, a evidência na arte de bem receber e conceber a vida por meio do vinho. Este ano, 2021, há uma grande comemoração, a Empresa ganha a posição como a primeira vinha chilena no TOP 3 da elevada premiação da Wine Enthusiast, que a descreve como “una viña icónica”, destacando-a por sua história e tradição.
Em jubilo, a Carolina ganha um maior protagonismo, renova sua identidade visual, e recebe nova assinatura - “SOMOS HERENCIA VIVA”. O reposicionamento acontece para que a Vinícola transmita o melhor de sua essência, patrimônio e visão para o futuro. O objetivo dessa nova etapa na história de Santa Carolina é atender às necessidades atuais dos consumidores em todo o mundo, convidando-os a fazer parte de seu patrimônio e a mantê-lo mais vivo do que nunca.
A linha Carolina Reserva
Internacionalmente reconhecido, o Cabernet Sauvignon Carolina Reserva, vinhos frescos e perfeitos para todos os dias, foi eleito na seleta lista da Wine Intelligence como TOP 9, World’s Most Powerful Wine Brand. Também alcançou recentemente 93 pontos no conceituado James Suckling.
A Vinícola Santa Carolina
A histórica Santa Carolina é reconhecida por produzir um vasto portfólio de vinhos de qualidade, todos com um carácter único e diferenciado, o que lhe permite participar em todos os segmentos de mercado, produzindo desde vinhos de consumo diário até Ultra Premium e Ícones. Prova disso é o importante reconhecimento concedido em 2015 pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast, que a elegeu como a Melhor Adega do Novo Mundo. Além disso, recebeu excelentes pontuações e medalhas das mais conceituadas publicações nacionais, como Descorchados e La CAV, e de publicações internacionais, como Wine Spectator, Decanter e Wine & Spirits, entre outras.
Vinícola Santa Carolina é a marca carro-chefe da Carolina Wine Brands. Tem forte presença mundial e seus principais mercados são: Canadá, Brasil, Japão, Chile, México, China e Estados Unidos.
Carolina reúne um amplo conhecimento enológico, com a experiência de mais de um século de história, vivência em pesquisas, cultivos e trajetórias de sucesso no manejo das vinhas. Êxitos que se complementam pela expressão única dos melhores vales de origem das vinhas que constituem o seu atual e rico portfólio. Está dentro dos cinco principais grupos econômicos vitivinícolas chilenos que exportam para todo o mundo, registrando nos 6 últimos anos o crescimento de 4,8%, um dos maiores no meio. Destaca-se ainda pelos investimentos para fornecer produtos de qualidade e operações sustentáveis.
No Brasil a Vinícola Santa Carolina representa o 3º grupo chileno e tem constante e crescente ascensão, sempre com base na sólida parceria comercial com a Casa Flora Importadora. A Importadora e a Vinícola caminham juntas na cultura do vinho no país há mais de 20 anos.
Os vinhos degustados
Carolina Reserva Cabernet Sauvignon 2019 - Vinhedo no Vale do Colchagua é um dos mais antigos marcado por um clima temperado mediterrâneo. O vinhedo é
localizado na parte central do vale, o solo tem uma matriz argilosa que dá frutos de grande cor e muita expressão. A vinificação das uvas para este Cabernet Sauvignon. que foram colhidas principalmente à mão, é fermentada e macerada com suas películas em aço inoxidável para extrair cor, sabores e texturas. Esse processo é realizado sob condições de temperatura controlada e usando leveduras selecionadas. Assim que a fermentação terminar, o vinho envelhece por alguns meses a fim de alcançar maior suavidade, complexidade, sutil notas de madeira, rica expressão de frutas e taninos redondos no palato. Cor violeta profunda e brilhante, no nariz um tom floral e uma expressão agradável de frutas vermelhas que na boca é complementado por notas de pimenta preta e cedro.
Carolina Reserva Sauvignon Blanc 2020 - Vinhedo no Valle de Leyda localizado em torno do setor da foz do rio Maipo. Seu clima é do tipo Mediterrâneo com forte influência do oceano Pacífico, que se manifesta em invernos chuvosos verões moderados e frios. Os vinhedos são plantado em colinas suaves com diferentes orientações, dá frutos com perfis cítricos a tropicais que contribuem para a complexidade final. Na vinificação as uvas são colhidas principalmente à noite. Após maceração a frio é processada em prensa pneumática para obter o suco que é clarificado e então fermentado com leveduras selecionadas em condições de temperatura controlada. Os vinhos fermentados permanecem em contato com suas borras por um mês para adicionar complexidade e persistência na boca. Tem um amarelo pálido, o vinho mostra-se expressivo no nariz, com notas de toranja rosa (também conhecida pelo seu nome em inglês grapefruit, é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo com a laranja), além de leves nuances de ervas e pedras. Na boca tem bom frescor, com expressão de frutas cítricas, pêssegos e maracujá, além de uma boa mineralidade. Sua textura tem uma untuosidade agradável sendo muito gastronómico.
A história da Casa Flora Importadora traz, em íntima sintonia, a trajetória de vida de seus arrojados diretores. Eles expressam a elegância da simplicidade no trato com clientes, fornecedores e colaboradores, o atrevimento no empreender e o cuidado na pesquisa, com o zelo na curadoria para implantar os sabores, trazidos de mais de 20 países do mundo, e ainda, a confiança ao executar as vendas.
Todas essas qualidades conquistaram ao longo dos anos público cativo. Sejam clientes, fornecedores, revendedores ou consumidores finais, esses bastante fidelizados, em maioria relembram alguma história, falam com amor da Casa Flora, seja por consideração e afetividade ou ao mensurarem a qualidade dos seus produtos.
A Empresa chega aos 51 anos com a missão de evoluir sempre, mantendo o seu DNA que é o de prezar a qualidade dos seus produtos e de seus relacionamentos. Deixa pavimentado o caminho para um futuro sólido, alavancando no presente os resultados do negócio por meio do investimento nas competências dos seus colaboradores. Uma continua liderança com o olhar e ação no crescimento e aprendizagem de todos, fortalecendo, no dia-a-dia, a cultura de uma Empresa que desenvolve pessoas.
Madura, pratica a melhoria continua de sua gestão pelo uso de novas ferramentas e processos, treinamentos e indicadores de performance, garantindo a excelência operacional e consultiva, para a perpetuação e disseminação dos conteúdos críticos, com base na gestão do conhecimento. Tudo isso sempre para levar o melhor da gastronomia à mesa do consumidor.
O encontro foi organizado pela agência @anagrama.eventos
Os vinhos podem ser comprados na loja da Casa Flora Rua Santa Rosa, 207 – Brás, São Paulo/SP Telefone: 11 2842-5199 Horários: segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados das 8 às 13 horas.
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.
07-2021