





VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos

Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.


Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia

Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão

Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Tirando a Rolha 2019




A vinícola Reichsgraf von Kesselstatt (Conde de Kesselstatt), ou simplesmente Kesselstatt, iniciou sua atividade em 1349, produzindo vinhos de altíssima qualidade na região do Mosel, Alemanha. A propriedade possui um total de 36 hectares (12 hectares em cada um dos três importantes vales da região do Mosel: Mosel, Saar e Ruwer). Seus vinhedos estão plantados em encostas bastante íngremes, o que exige todo trabalho à mão, já que não é possível alcançá-los com tratores ou máquinas. A vinícola Kesselstatt foi eleita uma dos 100 melhores do mundo pelo Wine&Spirits Magazine. A produção se faz sem agrotóxicos nos vinhedos e sem produtos químicos na adega, o que poderiam alterar as caraterísticas naturais dos vinhos.
O RK Riesling Trocken 2014 é um vinho seco de cor palha e aromas de frutas cítricas e ervas, tem um com toque de pedra de isqueiro. Na boca é seco, bem frutado, mineral, macio, bem equilibrada pela refrescante acidez. Excelente vinho para dias quentes. A qualidade do vinho é garantida pela sigla VDP (Verband Deutscher Prädikats) Associação Alemã de Qualidade desde 1910 com o logo da águia e o cacho de uva.
Não deixe de experimentar esse maravilhoso vinho!
Terroir e vinificação
Solos de ardósia e calcário que permitem produzir um vinho bastante frutado e mineral. Colheita manual, desengaço total, maceração à frio por 4 horas, prensagem cuidadosa, fermentação lenta com leveduras naturais e adicionadas, em baixa temperatura, o que preserva integralmente os delicados aromas e sabores da Riesling. Após a fermentação, o vinho permanece em contato com as leveduras por dois meses em tanque de aço inoxidável.
Vinhedo
Uvas de vinhedos próprios ou controlados pela vinícola nos vales dos rios Mosel, Saar e Ruwer. Videiras plantadas em encostas inclinadas, o que permite boa exposição ao sol.
Harmonização
Sugestão: Peixes delicados, frutos do mar (camarão e lula), carne à milanesa (pode ser de porco, vitela, cordeiro, frango, vaca ou perú), massas com frutos do mar, aspargos, cozido de legumes.
Conheça a vinícola no site
O vinho na importadora no Brasil no site


Em 1791 na Áfica do Sul, Philippus Wolvaart, um homem de coragem e visão, comprou a fazenda que ficava entre os rios Berg e Palmiet. De mãos dadas com sua esposa, Margaretha, eles cultivaram a terra e construíram uma base sólida na qual o sucesso de Nederburg floresceria. Nederburg Winemaster´s Pinotage, é um vinho vermelho rubi, tem corpo generoso, acidez equilibrada, taninos finos, suculento e macio texturizado com notas encantadoras de ameixas e cereja maduras e especiarias. As uvas foram colhidas à mão e por máquinas no final de janeiro e início de fevereiro, os bagos são prensados e a fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inox a 25-28°C durante 2 semanas. Passa por fermentação maloláctica.
A Vinícola: https://nederburg.com/
A Importadora: https://www.casaflora.com.br/vinhos/paises/africa-do-sul


Grupo João Portugal Ramos Vinhos, no Alentejo em Portugal, aposta numa estratégia de desenvolvimento sustentável. A palavra Alentejo significa literalmente “além do Tejo”, que de fato localiza-se a sul deste rio, e é a maior província de Portugal, ocupando 1/3 do território nacional. O vinho Marquês de Borba Branco 2017, tem uvas Antão Vaz, Arinto e Viognier. As uvas são colhidas manualmente de manhã cedo, para pequenas caixas, para preservar a frescura, sendo depois arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorre em cubas de inox com controle de temperatura. Tem cor amarelo palha, aromas de frutas cítricas e notas minerais. É seco, alta acidez com equilíbrio, de corpo médio, com final fresco. Esse frescor que é ideal para os dias quentes!