VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vaeni Naoussa Wines
A Vaeni Naoussa é uma Cooperativa que está localizada no norte da Grécia. É uma das unidades de produção de vinho mais progressivas da Grécia. Representa 50 por cento da produção de vinho local, que vem de uma área conhecida pelos seus requintados vinhos tintos. A cooperativa conta com 200 membros - vinicultores experientes - que são impulsionados pelo profundo amor por vinhos de qualidade. Esse fator humano vital, combinado com o uso de tecnologia avançada, pode garantir a qualidade do vinho, que é principalmente proveniente da casta Xinomavro , uma variedade indígena que domina o norte da Grécia.
A variedade utilizada para a vinificação é principalmente o Xinomavro e, em menor porcentagem, Roditis, Syrah e Merlot. A Xinomavro de Naoussa é uma variedade nobre e indígena, que tem sido cultivada nesta região da Grécia por centenas de anos. Também conhecido como Mavro Naoussis, Popolka, Popoliko ou Mavro Xino. A Xinomavro pode ser encontrado em muitas áreas, ao contrário de outras variedades. No entanto, é em Naoussa que a maturidade chega facilmente a níveis ótimos. As uvas apresentam um excelente potencial aromático durante a fermentação e no envelhecimento da madeira. Além disso, há um equilíbrio entre os níveis de açúcar, ácido e taninos.
As vinhas estão localizadas nas encostas do sudeste do monte Vermion, protegidas dos ventos frios do norte, assim aproveitam os raios quentes do sol durante o meio dia. Os fatores climáticos são favoráveis para esses vinhedos em encosta. A altitude varia, começando com 150m e atingindo 350m. Os vinhos que são comercializados com uma «denominação de origem» são conhecidos pela sua cor vermelha escura, aromas frutados que desenvolvem um rico bouquet durante o envelhecimento de um ano em barricas de carvalho. Framboesas, ameixa, baunilha e canela complementam um vinho bem estruturado, rico e tânico para envelhecer.
A adega possui pessoal qualificado e opera de acordo com os padrões europeus. Os vinhos VAENI são exportados para a China, Rússia, EUA, Canadá, Cazaquistão, Austrália, Dubai, N.Zealand, Japão, Ucrânia, Bielorrússia, Alemanha, Holanda, Suécia, Áustria, Bélgica, Suíça, República Tcheca, Polônia, Inglaterra, Sérvia e Chipre.
No Brasil foram realizadas duas apresentações, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Participamos da degustação na cidade maravilhosa. Estiveram presentes no evento, o Gerente Comercial da Vaeni Naoussa Katis Stratos e o Diretor of Business Development Latin America Markets George Fafoutis. A sommelière Alessandra Rodrigues, fez a apresentação dos vinhos no Restaurante Terra Brasilis na Urca.
Contato para importação: George Fafoutis geofafoutis@gmail.com
Conheça a Vaeni Naoussa
Fotos: Vinhos Pelo Mundo
09-09-2017