





VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos

Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.


Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia

Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão

Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Viagem no tempo com Finca la Anita
Uma degustação virtual organizada pela agência Ch2a Comunicação e conduzida por Manuel Mas, fundador da Finca La Anita e os enólogos Soledad Vargas e Richard Bonvin.


A Vinícola Finca La Anita foi fundada por Manuel Mas em 1992. Finca La Anita é reconhecida como uma das responsáveis pela revolução enológica na Argentina nos anos 90.
Uma pequena mala de viagem com vinhos foi enviada para os profissionais, dentro amostras de diferentes estilos e safras. A proposta deste encontro online foi fazer uma viagem na história da vinícola e seus vinhos. Manuel Mas, iniciou a palestra contado como tudo começou mergulhando na história da vinícola. Cada vinho com sua identidade, os mais longevos apresentando bons resultados no conjunto geral. Finca La Anita é uma das marcas mais premiadas da Argentina, além da bela história da vinícola, seus vinhos contam a história do vinho argentino.
A Finca La Anita, localizada região de Agrelo, ao sul de Mendoza, foi uma das pioneiras na Argentina a se concentrar na produção de vinhos de qualidade premium, com isso, teve um papel fundamental no desenvolvimento desta região. A elaboração de seus vinhos está a cargo da dupla de enólogos Soledad Vargas, uma das mais talentosas enólogas da nova geração portenha com mais de dez anos de trabalhos na Finca La Anita e Richard Bonvin, suiço que se estabeleceu na Argentina em 2004 após viajar o mundo trabalhando para diversas vinícolas. Os vinhos produzidos são pautados por propósitos e conceitos originais. Atualmente a vinícola faz parte do grupo suiço Origin Wines, com operações na Europa e Africa do Sul.
Vinhos disponíveis na www.totalvinhos.com.br (consumidor final) e www.tdpwines.com.br (pessoa jurídica)


Os Vinhos
Finca La Anita Tocai Friulano 2010 - Não passa em madeira, é um vinho que representa a história dos brancos de Mendoza. Uma uva que chegou a ocupar grandes áreas, perdeu espaço para as tintas, mas sempre representou uma boa parcela das vendas de brancos da vinícola. É exportada sob o nome Sauvignonesse devido ao registo do nome Tocai Friulano pela Hungria. Bom frescor e mineralidade.
Finca La Anita Malbec 2001 - Grande intensidade aromática, este poderoso 100% Malbec mescla notas de eucalipto com frutas vermelhas maduras, como cerejas, e aportes terciários como tabaco e chocolate. Passagem por 12 meses em barricas francesas e americanas.
Finca La Anita Linea Tonel 2000 - Idealizado por Miguel Brascó, este corte de 70% Syrah e 30% Malbec foi envelhecido em grandes tonéis de carvalho.
Finca La Anita Petit Verdot 2018 - Tinto de cor profunda, com reflexos violáceos, este 100% Petit Verdot destaca-se pelo intenso aroma frutado, com notas de chocolate e café, equilibrado por um elegante toque herbáceo. Em boca sobressaem-se suas notas delicadas de menta e eucalipto. Passa 12 meses em barricas francesas novas e de um ano de uso com tosta média.
Finca La Anita Gran Corte 2018 - Encorpado e elegante, o Gran Corte se destaca por sus complexidade aromática e equilibrio. Aromas de especiarias, baunilha, café e frutas vermelhas. 59% Syrah e 41% Malbec com passagem de 15 meses em barricas de carvalho frances.
Finca La Anita Varúa Blend 2017 - Este blend de 40% Merlot, 40% Syrah e 20% Cabernet Sauvignon tem cor intensa, fechada, desenvolve-se em muitas camadas aromáticas, como cerejas, frutas negras maduras e noz moscada, complementadas por notas de chocolate branco e defumado. Em boca, tem longo final e muita elegância. Passa 15 meses em barricas novas francesas.
Conheça mais a vinícola https://www.fincalaanita.com/
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais
07-2021