VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinhos franceses da Domaine Paul Mas
Vídeo da Masterclass
Domaine Paul Mas foi eleita a ‘Vinícola Europeia do Ano’ de 2020 pela Wine Enthusiast @wineenthusiast
Tiago Locatelli, @locatellitiago sommelier da importadora Decanter, apresentou os vinhos em uma masterclass digital com a participação do enólogo e fundador da vinícola, Jean-Claude Mas. Fundada em 2000 por Jean-Claude Mas, a vinícola abrange, atualmente, 15 propriedades na região de Languedoc. Dos vinhedos da família, 60% são certificados Agriculture Biologique, e 80% são certificados Terra Vitis e cultivados organicamente, com a intenção de ser 100% orgânico dentro de alguns anos. Jean-Claude Mas reinventou as tradições vitícolas do Languedoc, respeitando, acima de tudo, a terra e preservando seu futuro. A vinícola é reconhecida em todo o mundo e suas mais de 20 marcas resultam de uma produção anual de cerca de 22 milhões de garrafas distribuídas para 71 países. São três vinhos que merecem ser conhecidos e apreciados, estão disponíveis na Importadora Decanter. @decanter_vinhos
Vinhos
Paul Mas Vermentino 2018
Que tal um fim de tarde na beira da lagoa com um branco Paul Mas Vermentino 2018? Uma maravilha!!!
Um vinho da região do Languedoc na França. Vinhedos com idade de 10 - 20 anos da vinícola @paulmaswines
Ficha Técnica:
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: I.G.P. (Indication Géographique Protégée) Pays D’Oc
CASTAS: 100% Vermentino
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL
CLIMA: Clima mediterrânico, com amplitudes térmicas reguladas pela proximidade do Étang de Thau e do mar Mediterrâneo. Os ventos Tramontane, Marin e Mistral são também benéficas influências no estado sanitário dos frutos.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração palha com leves toques esverdeados. Os aromas sedutores de cítricos (lima), melão maduro, sob tom mineral. De médio corpo, com mineralidade marcada e ótimo final de prova.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Sedutor, com cítricos (lima), melão maduro, sob tom mineral. Mediano no corpo, mineral, delicioso final de prova.
POR QUE COMPRAR ESSE VINHO:
Produtor orgânico – Maior respeito ao terroir!
Um branco todo em caráter, com excelente relação qualidade-preço.
SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário, com presença de graves numa parte, aluviais e arenosos em outra.
ELABORAÇÃO: Colheita manual e mecanizada. Rendimento máximo de 62 hl/ha. Desengace total e prensagem pneumática. Débourbage a 10° C. Fermentação a 16° C em tanques de inox, por 16 dias, com inoculação de leveduras selecionadas. Permanência nos tanques até o engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 2 meses em cubas de aço inox.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos
HARMONIZAÇÃO: Mil folhas de lentilha de Puy e carpa defumada ao Laguiole. Vieiras gratinadas à provençal. Cozinha tailandesa de pescados. Espaguete com bottarga.
SERVIÇO: 10° C.
Jardin de Roses Rosé 2018
Um caminho, uma praia e um vinho rosé. Vem comigo que eu vou mostrar neste caminho uma boa proposta. Gosta de um rosé para refrescar o calor? Apresento o Jardin de Roses 2018 elaborado com 70% Syrah e 30% Grenache produzido na França por Domaine Paul Mas.
Ficha Técnica:
REGIÃO: Roussillon, França
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Côtes du Roussillon A.O.P.
.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 70% Syrah e 30% Grenache
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL ACIDEZ TOTAL: 3,5 g/L (PH: 3,4) AÇÚCAR RES: 2 g/L
CLIMA: Tipicamente mediterrâneo.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rosada delicada e brilhante. Incrível caráter floral permeado por toranja, cereja, morango e cativante mineralidade. Na boca muito leve, de acidez crocante, final limpo, suculento e duradouro.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Nariz floral permeado por toranja, cereja, morango e mineralidade. Na boca muito leve, de acidez crocante, final limpo, suculento e duradouro.
Produtor orgânico – Maior respeito ao terroir!
SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário.
ELABORAÇÃO: Colheita nas primeiras horas do dia; Desengace total; Vinificação separada para cada variedade; Prensagem pneumática; Fermentação a 18°C em tanques de inox por 2 semanas, com inoculação de leveduras selecionadas. Breve estágio sobre as lias.
AMADURECIMENTO: Rápida permanência em cubas de inox sobre as lias.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 4 anos
HARMONIZAÇÃO: Vinho de verão. Paella com frutos do mar; Filé de linguado grelhado servido sobre musselina de camarões rosa; Ravioli com lagostins, abobrinha e cogumelos ao “jus de mer”.
SERVIÇO: 10° C.
Arrogant Frog Syrah Viognier 2018
Que tal uma noite agradável e um vinho para conversar? Uma proposta maravilhosa, na companhia de boas pessoas, melhor ainda! Este tem uma combinação perfeita e vc com certeza vai ter muita conversa. Saúde!
Ficha Técnica:
REGIÃO: Languedoc
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: I.G.P. (Indication Géographique Protégée) Pays D’Oc
CASTAS: 91% Syrah (vinhas 20-30 anos), 9% Viognier (15 anos)
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL ACIDEZ TOTAL: 3,3 g/L (PH: 3,72) AÇÚCAR RES: 2 g/L
CLIMA: Clima muito particular, marcado pela confluência de dois regimes, o oceânico gerado pelos abrigos dos Pirineus ao sul e pelo mar Mediterrâneo a leste.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Cor violácea luminosa. Nariz exuberante de violeta, fruto negro (amora, mirtilo) e baunilha ao fundo. Mediano de corpo, muito polido nos taninos, fresco e persistente.
SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário, com presença de graves.
ELABORAÇÃO: Colheita mecanizada a noite. Rendimento de 55 hl/ha. Desengace total, maceração a 10°C por 2 semanas. Fermentação alcoólica a 25°C, com leveduras selecionadas. Malolatica ocorreu em barricas de carvalho para apenas 30% do vinho. Amadurecimento. Estabilização e engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 5 meses em barricas francesas.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 7 anos
HARMONIZAÇÃO: Filet chateaubriand au poîvre. Estufados bovinos com molhos ricos. Caça em geral. Seleção de queijos duros bem afinados.
SERVIÇO: 17° C.
PRODUTOR: Orgânico certificado – maior respeito ao terroir.
Preço dos vinhos na loja online: www.decanter.com.br
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINHOS PELO MUNDO e Agência Ch2a Comunicação @ch2acomunicacao www.ch2a.com.br