VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Os Vinhos Medalhistas da Vinícola Campestre
Zanotto Sangiovese 2020 é único vinho brasileiro a conquistar a medalha de ouro no Decanter World Wine Awards e o Zanotto Sauvignon Blanc 2021 medalha de bronze no Decanter World Wine Awards.
A Vinícola Campestre é maior produtora de vinhos de mesa no Brasil. Você com certeza já viu, ouviu ou até já provou o vinho Pérgola. Sim ou não? Além dos vinhos de mesa, a Vinícola Campestre também produz vinhos finos. Espumantes, brancos e tintos estão disponíveis no portfólio da vinícola. A Campestre tem preços competitivos e alto padrão de qualidade. Dois de seus vinhos recentemente acabam de conquistar duas medalhas importantes no Decanter World Wine Awards, o Zanotto Sangiovese medalha de ouro e o Zanotto Sauvignon Blanc medalha de bronze.
Enólogo-chefe André Donatti
Fundada há meio século, a Vinícola Campestre está localizada em Vacaria no estado do Rio Grande do Sul. A história da Vinícola Campestre remonta a 1890, quando o italiano Giovanni Battista Zanotto desembarcou no Brasil e se estabeleceu na região de Segredo, Distrito de Vacaria (RS). Ele plantou uvas para fazer o próprio vinho e, para isso, aplicou conhecimentos que trouxe da Itália. Em 1972 a vinícola recebeu o nome de Vinícola Campestre. Já são mais de 50 anos de atuação. É uma empresa familiar empenhada em elaborar com qualidade diferenciada vinhos, espumantes, sucos e coolers (vinho de mesa geralmente branco ou tinto com suco e gás). Produz de maneira sustentável respeitando o meio ambiente. Hoje a vinícola dispõe de aproximadamente 50 rótulos em seu mix de produtos.
Uma degustação digital com os vinhos medalhista foi organizada pela agência Ch2a Comunicação. Contou com a participação do enólogo-chefe André Donatti apresentando os vinhos medalhistas Zanotto Sangiovese 2020 medalha de ouro e Zanotto Sauvignon Blanc 2021 medalha de bronze. Apreciei bastante os dois rótulos, a proposta em taça é muito boa e os preços são bem atraentes. Confira os detalhes de cada vinho e se desejar faça sua compra diretamente no site da Vinícola Campestre.
Confira os Vinhos
Zanotto Sauvignon Blanc 2021 - Colheita manual, em seguida desengace, esmagamento e prensagem. O estágio é 1 mês em garrafa. Cor amarelo com reflexos esverdeados, límpido e brilhante. Aromas agradáveis de frutas cítricas, goiaba, maracujá e pomelo. Também notas minerais que expressam complexidade, frescor e vegetais como broto de tomate. Corpo leve, com acidez média/alta. Traz jovialidade e refrescância ao paladar, além de expressar todo seu caráter frutado em boca. Excelente com saladas frescas, queijos leves, peixes e outros frutos do mar. Pratos com legumes e molhos cremosos, além de combinar super bem com petiscos.
Zanotto Sangiovese 2020 - Uvas colhidas e selecionadas manualmente. Fermentação com temperatura controlada entre 22° C e 25° C com uso de leveduras selecionadas. Estágio de 6 meses em garrafa. Coloração vermelho-claro, limpido e brilhante. Apresenta leve toque de frutas vermelhas, como cereja, além de um sutil aroma de tomate seco e azeitona preta. Notas herbáceas e florais também podem ser sentidas, como manjerona, tomilho e flores secas. Corpo médio, acidez média/alta com taninos jovens que expressam complexidade e ao mesmo tempo suavidade e elegância. Harmoniza bem com queijos leves, carnes delicadas, risotos ao vinho, pratos com molhos à base de tomates pouco condimentado, além de harmonizar super bem com uma pizza.
A vinícola está aberta ao enoturismo, em 2020, a Campestre abriu suas portas ao público. O turista vai encontrar degustação, visita aos vinhedos, caves subterrâneas, um Museu do Vinho e muito mais! Um belíssimo espaço para curtir um bom vinho e conhecer a história da vinícola.
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.
09-2021