VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinícola Aurora Comemora 88 Anos
A Vinícola Aurora comemora seus 88 anos de fundação no dia 14 de fevereiro de 2019. Crescimento, faturamento recorde, premiações e lideranças de mercado são as marcas da maior vinícola do Brasil.
Foram R$ 540 milhões faturados em 2018, crescimento superior a 5% em relação ao ano anterior, número expressivo considerando o cenário de incertezas que o Brasil vivencia nestes anos. Foram mais de 63 milhões de litros vendidos em todo o Brasil, de suas marcas consagradas: Aurora (vinhos e espumantes), Pequenas Partilhas, Aurora Procedências, Aurora Pinto Bandeira, Marcus James, Saint Germain, Clos des Nobles, Casa de Bento, Conde, Keep Cooler entre outras.
A empresa, com sede em Bento Gonçalves desde sua fundação, em 1931, tem escritórios e representações em todo o Brasil. Nasceu da iniciativa de 16 famílias de agricultores que viram na união a maneira de enfrentar os desafios e crescerem.
Hoje, 1.100 famílias compõem a cooperativa, representantes genuínas da agricultura familiar, e entregam na vinícola uma safra média superior a 62 mil toneladas de uvas/ano, para elaboração de seus principais produtos, muitos deles premiados aqui e no exterior e consagrados no mercado. A capacidade de estocagem da empresa é superior a 73 milhões de litros.
Também em 2018, conquistou 59 premiações em concursos nacionais e internacionais, chegando a um total de 656 medalhas nos últimos anos, mantendo-se firme na liderança do ranking das vinícolas mais premiados do Brasil.
Em 2019, a Aurora iniciará as operações de sua nova unidade, uma fábrica de última geração, com certificações de sustentabilidade, erguida no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS), para elaboração e envase dos sucos de uva integrais, um dos segmentos em que a empresa é líder absoluta no mercado brasileiro.
No mesmo sentido, além dessa liderança, a Aurora é a maior no mercado brasileiro em vinhos finos e em coolers, e segue firme na busca da excelência na linha de espumantes. E esta liderança tem base sólida em seu quadro funcional e de associados, maior patrimônio da Aurora. Suas unidades são dotadas da mais alta tecnologia e rigorosos padrões nos processos de produção.
“Nossa cooperativa tem o compromisso histórico de preservar a agricultura familiar e, ao mesmo tempo e na mesma proporção, andar no ritmo da modernização exigida pelo mercado mundial”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora. “Nossa vinícola leva vinhos, espumantes, sucos de uva integrais e coolers a todas as regiões do Brasil, para os diferentes perfis de consumo, e nosso compromisso com a qualidade é exatamente igual para todos esses públicos”, diz Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora.
“Este é o momento de parabenizar a todos quantos fazem parte desta grande família (associados e funcionários), por acreditarem que um dia a Aurora pudesse voltar a ter sua identidade e ter o respeito merecido como propulsora do desenvolvimento social e econômico da serra gaúcha, em especial, em poder dar uma vida mais digna e gratificante a estas famílias”, conclui Itacir Pozza.
Conheça mais a Vinícola Aurora no site www.vinicolaaurora.com.br
14-02-2019
Fonte: ECO de Informação - assessoria e projetos em comunicação