VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Simpósio Internacional Vinho e Saúde trará especialistas do Brasil e Exterior
A Terceira edição do evento ocorrerá entre 1º e 3 de junho, em Bento Gonçalves (RS).
Prevenção de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial, diminuição do risco de aparecimento de enfermidades neurológicas, prevenção de envelhecimento precoce e auxílio na redução de peso são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a uva e seus derivados podem proporcionar a saúde. Pesquisas relacionadas ao tema, encabeçadas por grandes especialistas do Brasil e do Exterior, serão apresentadas entre os dias 1º e 3 de junho, durante III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorrerá na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves (RS).
Além da exposição de trabalhos, estão confirmados 10 palestrantes brasileiros e seis internacionais. Entre os nomes estão os do presidente de honra do evento, o médico cardiologista e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração (InCor), e da professora doutora Rosa María Lamuela Raventós, pesquisadora do Departamento de Ciência da Nutrição e da Alimentação da Universidade de Barcelona.
A dupla participará da conferência de abertura coordenada pela biomédica, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center, Caroline Dani. Luz discorrerá sobre o tema “A História do Vinho e Saúde”, abrangendo os benefícios do consumo de vinho ao coração, enquanto Rosa abordará os estudos do Predimed Trial, enfatizando as vantagens da dieta mediterrânea para a saúde. Os especialistas também participarão de mesas redondas relacionadas aos assuntos.
“Vejo grande importância no evento por três aspectos. Primeiro, a indústria nacional mostrará sua capacidade. Segundo, o comercial: há interesse crescente no mercado brasileiro. Terceiro, o vinho é parte da alimentação, e alimentação saudável é essencial na promoção da saúde populacional. Novas pesquisas são naturais, e acompanham o desenvolvimento do conhecimento científico, além disso, os consumidores também se interessam, tanto pela qualidade dos produtos, como pelo potencial efeito benéfico deles”, avalia o presidente de honra III Simpósio.
Interessados em participar devem se inscrever no site www.simposiovinhoesaude.com.br.
Além de profissionais das áreas da saúde e educação, a iniciativa tem como públicos-alvo enólogos, agrônomos e demais pessoas ligadas à vitivinicultura, formadores de opinião, imprensa e outros profissionais com afinidade ao tema.
“Uma das estratégias de comunicação setoriais do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) é cada vez mais incentivar pesquisas sobre os benefícios do vinho e do suco à saúde, com o grande objetivo de disseminar essas informações para o consumidor. O Simpósio é um pilar importante nessa estratégia. Faz com que a gente reúna os principais especialistas e pesquisadores para discutirem esses benefícios e fazerem essa troca de experiência e divulgação dos resultados, além de estimular novos mestrandos e doutorandos a desenvolverem projetos relacionados ao tema”, acredita Diego Bertoli, gerente de Promoção do Ibravin.
O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde é uma realização do Ibravin com apoio da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Embrapa Uva e Vinho, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC) – e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Pesquisas inéditas serão premiadas
A programação do Simpósio Internacional Vinho e Saúde contará ainda com um espaço para pesquisas inéditas, cuja apresentação poderá ser feita de forma oral ou por meio de pôster. As selecionadas serão publicadas em revista científica e as melhores nas modalidades serão premiadas. As inscrições para a submissão de trabalhos seguem até 20 de abril, pelo site www.simposiovinhoesaude.com.br.
PROGRAME-SE
III Simpósio Internacional Vinho e Saúde – Os Benefícios da Uva e Seus Derivados
Quando: 1° a 3 de junho de 2017
Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127 - bairro Planalto), em Bento Gonçalves (RS)
Palestrantes confirmados:
Alexandre Sérgio Silva (UFPB)
Andressa Bernardi (Fiocruz)
Carlos Paviani (Ibravin)
Caroline Dani (IPA)
César Fraga (UC Davis - Estados Unidos)
Daniel Araki Ribeiro (UNIFESP)
Katya Rigatto (UFGRS)
Marilde Terezinha Bordignon (UFSC)
Mauro Celso Zanus (Embrapa Uva e Vinho)
Mirian Salvador (UCS)
Patrizia Orteiza (UC Davis - Estados Unidos)
Philippe Jandet (University of Reims - França)
Protásio Lemos da Luz (InCor)
Raul Zamora Ros (Universidade de Barcelona - Espanha)
Rosa María Lamuela Raventós (Universidade de Barcelona - Espanha)
Vitor Manfroi (UFRGS)
Inscrições: www.simposiovinhoesaude.com.br. Grupos a partir de 10 pessoas devem se
inscrever por meio do e-mail info@simposiovinhoesaude.com.br
Fonte: Ibravin www.ibravin.org.br
Foto: Gilmar Gomes